Vacinação contra HPV

Esta no ar a campanha do Governo Federal contra o HPV, Papiloma Vírus Humano, que causa o câncer de colo de útero, 4ª causa de morte entre mulheres no mundo. A vacina é oferecida gratuitamente nos postos de saúde, porém com uma limitação, só é possível vacinar gratuitamente meninas de 9 a 13 anos. Mulheres acima desta idade tem que pagar (caro) pela vacina. Uma pena, visto que a imunização desta grave doença só se dá quando a vacinação for feita em larga escala, para mulheres pelo menos até 45 anos. A Anvisa já liberou a ampliação da vacinação, mas o governo ainda nada fez.

Independente disso, não deixe de levar sua filha, parente ou amiga para se vacinar. Há um preconceito grande por se tratar de uma doença sexualmente transmissível. Muitas mães não vacinam suas filhas, pois pensam que elas são muito novas para pensar nisso.

Na realidade com a vacina você a está protegendo de um futuro contato com o vírus e evitando assim que um dia ela venha desenvolver um câncer de colo de útero, que pode matar.

Já ouvi muita gente me perguntando se a vacina funcionava depois de já ter tido a primeira relação. SIM! A vacina é tetravalente, pois imuniza contra quatro tipos de vírus diferentes, e ainda, caso a pessoa já tenha sido infectada por um deles não quer dizer que não vai pegar novamente. Pode ser sim reinfectada. Então, todas as mulheres devem se vacinar, mesmo as com idade acima de 13 anos e que já tiveram relação sexual. Temos que pressionar o governo para ceder vacinas para todas as idades. Enquanto isso não acontece, vá até o posto de saúde mais próximo e vacine sua filha. São três doses, e todas devem ser tomadas para uma imunização eficiente. Vamos combater o HPV e diminuir a mortalidade contra o câncer de colo de útero!

Para mais informações entre em contato comigo pelo email: faleconosco@marialeticiafagundes.com ou pelo facebook.com/marialeticiafagundes

Maria Leticia Fagundes



  By - Maria Letícia Fagundes      29/05/2017
 VOLTAR