A importância do pré-natal

Estava pesquisando informações sobre o Dia das Mães e me deparei com alguns dados que acho importante compartilhar com vocês, principalmente como um alerta sobre o acompanhamento pré-natal. Quando você descobre que esta grávida o mais importante é consultar o seu médico imediatamente. Isso porque existem vários cuidados a serem tomados durante cada fase da gestação. Este cuidado chamamos de acompanhamento pré-natal e é essencial para reduzir a morte materna e a infantil.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que a cada minuto, uma mulher morre no mundo por complicações relacionadas gravidez ou parto. Isso quer dizer que são 1.600 mulheres por dia e quase 600 mil por ano. Se pensarmos que 99% dessas mortes acontecem em países em desenvolvimento, podemos entender que é um problema de falta de estrutura de saúde e investimento em medicina preventiva como o pré-natal.

Aqui no Paraná, podemos dizer que saímos na frente. Devido ao programa “Mãe Curitibana” que agora se tornou “Mãe Paranaense” houve a redução de 40% da mortalidade materna, segundo a Secretaria de Saúde. O programa identificou que 33% das mortes eram causadas por hemorragia pós-parto e a hipertensão arterial, o que pode ser evitado se os devidos exames forem feitos antecipadamente.

Entre os exames iniciais estão hemograma completo, sorologia de Hepatite B e C que a mãe pode passar ao filho glicemia, Sistema ABO e fator Rh, HIV, Rubéola, reação para toxoplasmose, doenças venéreas, citomegalovirus, urina e fezes. Alguns deles são refeitos ao longo da gravidez. O seu médico saberá indicar corretamente a periodicidade destes exames.

O acompanhamento pré, durante e pós-parto são essenciais para reduzir estes dados terríveis de mortalidade materna e infantil em todo o mundo. Filhos órfãos tem de 3 a 10 vezes mais chances de morrer antes dos 2 anos do que os criados pelos pais. Então, por você e por seu filho, cuide-se!

Dia das mães é todo dia!
Para mais informações mande email para faleconosco@marialeticiafagundes.com.br

Maria Leticia Fagundes



  By - Maria Letícia Fagundes      29/05/2017
 VOLTAR