De olho na Diabetes

Semana passada foi comemorado o Dia Mundial da Saúde e o tema deste ano foi um alerta sobre a diabetes. Isto porque, um recém-lançado relatório da OMS – Organização Mundial da Saúde -, sobre a doença revelou que o número de adultos com diabetes no mundo quadruplicou desde 1980. Eles ainda estimam que a diabetes será a 7.ª causa de morte até 2013. O estudo mostra que 422 milhões de pessoas sofriam de diabetes em 2014. Somente no Brasil, estima-se que existam mais de 10 milhões de pessoas com o problema.

Uma das principais causas hoje em dia da doença é a obesidade e o sedentarismo, condições cada vez mais comuns na sociedade atual. A diabetes é uma doença caracterizada pela elevação do nível da glicose no sangue, chamada de hiperglicemia. Esta elevação acontece devido à deficiência na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido pelo pâncreas. A função principal da insulina é levar para as células, para que ela possa ser aproveitada nas diferentes funções do organismo. Quando isso não acontece há o acúmulo dela no sangue que traz diversos problemas para a saúde e em casos mais graves como cegueira, problema de cicatrização, o pé diabético, entre outros.

Há diferentes tipos de diabetes, porém a mais comum que atinge 90% dos casos é o tipo 2. É uma doença crônica, ou seja, não tem cura, porém há tratamento. A descoberta precoce do problema ajuda para que muitos dos sintomas sejam evitados, por isso faça sempre seus exames de sangue de rotina. Fique atento! Os sintomas da diabetes são: desidratação, cansaço, diurese e fome excessivas, fraqueza.

Consulte sempre o seu médico!

Quer saber mais? Mande um email para faleconosco@marialeticiafagundes.com.br

Maria Leticia Fagundes



  By - Maria Letícia Fagundes      29/05/2017
 VOLTAR