Doenças de verão

Chegou umas das estações mais desejadas do ano, o verão. Praia, piscina e biquíni, tudo isso com aquele sol forte próprio deste período, pode ser um perigoso cenário para as mulheres, principalmente por causa dos riscos à saúde íntima delas.

Além destes fatores,tem também a mudança nos hábitos de vestir e alimentar, favorecem o aparecimento de doenças. Entre as mais comuns temos:
Desidratação que se caracteriza pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Normalmente perdemos cerca de 2,5 litros de água por dia, mas no verão com o aumento da transpiração, a perda pode ser maior. Intoxicação alimentar, que ocorrem pelo consume de alimentos preparados em condições de higiene pouco adequadas ou expostos por longos períodos à temperatura ambiente.

Micoses ou infecções fúngicas que, favorecidos pelos dias quentes e úmidos, proliferam na pele, principalmente na virilha e entre os dedos do pé, provocando coceira e irritação. Nas mulheres, é comum o desenvolvimento de candidíase, devido à permanência por longos períodos com o biquíni molhado.

Ainda, nao podemos esquecer este ano das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, que são dengue, febre chikungunya e zika?
Por isto aqui algumas dicas para evitar estas doenças de verão: Não permaneça mais de três horas com roupas de banho úmidas ou molhadas; evite compartilhar sabonetes, peças íntimas ou toalhas; opte por roupas mais leves e evite calça jeans justa; use sabonete neutro ou sabonete higiênico íntimo indicado pelo seu ginecologista; lave roupas íntimas com água e sabão e seque-as ao sol.

Mantenha alimentação balanceada e evite situações de estresse, para que não haja queda da sua imunidade. Evite tomar sol e praticar atividades físicas entre 10h e 16h; aplique protetor solar a cada duas horas; prefira alimentos grelhados e evite os crus; utilize repelentes;

elimine recipientes que acumulem água parada. É preciso redobrar os cuidados com o corpo para se proteger do sol e evitar doenças que podem aparecer nessa época. Por isto, atencao nas dicas, e ótimo verão.

Maria Letícia Fagundes
é médica ginecologista e atualmente está vereadora em Curitiba



  By - Maria Letícia Fagundes      29/05/2017
 VOLTAR