Reconhecendo problemas na tireóide

Sua glândula tireoide é relativamente pequena na base do seu pescoço, mas tem um efeito enorme sobre a forma como o seu organismo utiliza e armazena energia. A tireoide produz dois hormônios normalmente conhecidos como triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que regulam o seu metabolismo. Quando a produção desses hormônios é interrompida ou alterada os problemas começam.

Mas nem sempre é fácil reconhecer os sintomas. Às vezes, eles imitam os de outras doenças. Você pode confundi-los até com o envelhecimento ou estresse.

Hipotireoidismo

Ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônio suficiente. O metabolismo fica mais lento, você pode se sentir mais cansado do que o habitual ou ainda experimentar um aumento da sensibilidade ao frio, diminuição da sudorese, constipação, pele seca, dores musculares ou articulares, e talvez até mesmo algum inchaço no rosto.

Esta condição também é muito mais comum em mulheres que em homens e especialmente nas mulheres com mais de 60 anos de idade

Hipertireoidismo

Ou tireoide hiperativa, ocorre quando a glândula tireoide produz excesso de hormônio tireoidiano. Os sintomas incluem inchaço na base do pescoço (às vezes chamado de bócio), batimento cardíaco rápido ou irregular, aumento da ansiedade ou irritabilidade, sudorese e tremores. Curiosamente você pode também experimentar a perda de peso repentina, juntamente com um aumento do apetite.

Tireoidite

Dependendo do tipo de tireoidite, ele pode causar sintomas que imitam os de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Pode ser dolorosa. A dor está presente no pescoço na região da glândula. Os sintomas da tiroidite de Hashimoto, que é causada pelos anticorpos atacando a tiróide, são semelhantes aos de hipotiroidismo.

Câncer de tireoide

Os sintomas de câncer de tireoide são diferentes dos sintomas de outras doenças da tireoide. Você pode ter algum inchaço anormal ou uma protuberância de rápido crescimento em seu pescoço. Ou, ainda dificuldade para respirar ou engolir. Você também pode desenvolver uma tosse persistente ou rouquidão.

Maria Leticia Fagundes



  By - Maria Letícia Fagundes      29/05/2017
 VOLTAR