O que é vulvodínia?

O termo vulvodínia é usado para descrever dor crônica ou desconforto na vulva, a parte externa da vagina. E ele pode ser mais comum do que se imagina. Algumas pesquisas estimam que 16% das mulheres sofram de vulvodínia em alguma época da vida.

 

É difícil precisar as causas desse incômodo. Ela é diagnosticada quando outras causas de dor na vulva, como infecções ou doenças de pele, são eliminadas.

 

Seu principal sintoma é a dor, e o tipo pode variar de acordo com cada mulher. Vulvodínia também pode causar queimação, irritação, picadas ou sensibilidade na vulva. A dor pode mover ou estar sempre no mesmo local. Ela pode ser constante ou ir e vir.

 

Infelizmente, da mesma forma como as causas ainda são desconhecidas, a cura também é. Porém, há tratamento para alguns dos sintomas. Alguns deles são analgésicos locais, fisioterapia, mudanças na dieta e medicamentos. Uma vez que os sintomas podem ser diferentes em cada mulher, nenhum tratamento funciona para todas. Cada mulher tem que achar o que mais se adapta para ela.

 

Portanto, desconforto ou dor crônica na vulva não é normal. Converse com o seu médico sempre que sentir algo diferente.



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR