Diabetes gestacional

O diabetes gestacional é quando o alto nível de açúcar no sangue começa ou é diagnosticado durante a gestação. Pode aparecer na gravidez quando os hormônios da gestação impedem que a insulina cumpra sua função, então, os níveis de glicose aumentam no sangue.

 

O diabetes durante a gestação é mais comum em mulheres acima do peso, que já têm histórico na família e hipertensas. Na maior parte dos casos, o problema, que afeta cerca de 7% das mulheres, aparece depois do segundo trimestre e, uma vez diagnosticado, persiste até o fim da gestação.

 

Se as taxas de açúcar no sangue não estiverem muito elevadas, a gestante não vai ter nenhum sinal do problema. Somente em casos mais extremos a doença pode gerar mal-estar, cansaço e muita sede.

 

O diagnóstico é feito através de exame realizado em um teste de tolerância à glicose entre a 24.ª e a 28.ª semana de gestação. As mulheres com fatores de risco do diabetes gestacional devem fazer o teste antes desse período.

 

Depois que o diabetes gestacional é diagnosticado, a mulher tem que controlar o nível de glicose, que geralmente se regulariza com dieta balanceada.

 

Logo após o nascimento do bebê, os níveis de açúcar costumam se normalizar. Isso leva de três dias a uma semana e o diabetes desaparece.



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR