O que é menorragia?

 A menorragia nada mais é do que o aumento do fluxo menstrual. Isso geralmente acontece depois dos 30 anos, quando as mulheres passam por uma série de transformações. Se a menorragia significar um grande incômodo, existem alguns tratamentos indicados e até tratamentos cirúrgicos.

 

O tratamento através de medicamentos depende da causa identificada ou ainda do histórico e das preferências da paciente quanto à manutenção da fertilidade ou não. Na maioria das vezes, nenhuma causa específica para o sangramento aumentando é encontrada (menorragia idiopática). Nesses casos, os tratamentos medicamentosos podem ser não-hormonais, que preservam a fertilidade e são administrados somente durante os dias da menstruação ou, ainda, hormonais. 

 

Os tratamentos hormonais afetam a fertilidade, impossibilitando a gestação e devem ser tomados durante 21 dias, todo mês, envolvendo derivados da progesterona e contraceptivos orais combinados. Outro tipo de tratamento hormonal e, também, contraceptivo, é o DIU de progesterona.

 

Ainda é importante lembrar que nem toda mulher vai passar por isso. As estatísticas mundiais dizem que 30% das mulheres, em algum momento de sua vida, se queixam de sangramento menstrual intenso, mesmo que subjetivo. Vale lembrar que até mesmo pacientes jovens, na menarca (início da menstruação), podem apresentar menorragia, bem como mulheres com mais de 40 anos, que estão na perimenopausa (período que antecede a menopausa).

 

O importante é consultar sempre o seu médico para ver o que está acontecendo e ver qual o melhor tratamento.



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR