Quem sofre mais de cólica?

A cólica menstrual é um problema que aflige muitas mulheres, mas há um grupo em especial, que sofre mais com isso: as adolescentes. Para explicar vamos começar dizendo o que é a cólica. Com nome cientifico de dismenorreia primária cólica é reação normal do organismo. O que acontece é que temos células no revestimento do útero que produzem substância química chamada de prostaglandinas. Durante os primeiros estágios do ciclo menstrual, enquanto o corpo está se preparando para receber uma possível gravidez, o revestimento do útero se torna muito espesso. Como na maioria das vezes a gravidez não ocorre, o organismo precisa se livrar de toda essa preparação, para isso, quando o ciclo se completa, as tais células liberam grandes doses de prostaglandinas. As prostaglandinas fazem o útero contrair fortemente resultando na cólica menstrual.

As adolescentes sofrem mais desse mal porque seu útero ainda é pequeno e o orifício de saída mais fechado. Como esta agindo e não conseguindo escapar do local, a prostaglandina faz com que o útero se contraia com mais intensidade e isso provoca dor forte. À medida que a adolescente vai ficando mais velha, seu útero cresce e a prostaglandina liberada tem espaço para se espalhar, portanto, a cólica tende a diminuir com a maturidade. 

A boa notícia também acontece com mulheres que já tiveram filhos. O colo uterino mais aberto facilita a saída do sangue e da prostaglandina. Então, depois de engravidar as cólicas também tendem a diminuir. 



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR