DIU e suas contraindicações

O DIU, ou dispositivo intrauterino, é um método de contracepção bastante comum e seguro. Assim como a pílula anticoncepcional, tem cerca de 99% de eficácia. Porém, um aspecto desse método continua dividindo a opinião dos especialistas. É recomendável colocar DIU em mulheres que ainda não tiveram filhos? 

 

Parte dos médicos acredita não ser recomendável o seu uso por quem ainda não teve filhos porque o DIU é um corpo estranho que fica colocado dentro do útero. Ainda que os riscos de infecção estejam mais relacionados com os cuidados higiênicos na altura da colocação, não deixa de causar reação inflamatória local, já que é por este mecanismo que exerce o seu efeito contraceptivo. E ai há o risco da esterilidade.

 

Já outra parte da classe médica não compartilha da mesma opinião e não vê esses problemas. Particularmente, eu sou da parte que não enxerga problemas em mulheres que não têm filhos colocarem DIU. 

 

Claro que alguns cuidados com higiene são necessários, além de acompanhamento, para ver se o dispositivo continua no local e se está tudo correto.

 

Vale lembrar que existem dois tipos de DIU com progesterona, que suspende a menstruação, e outro com cobre, que é um espermicida (mata espermatozóides). Nenhum é abortivo, pois impendem a fecundação.

 



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR