Ciclo irregular é um problema?

Os ciclos menstruais regulares são a tradução de que está ocorrendo um funcionamento adequado do aparelho reprodutor feminino. Mas e quando ela não está regular? Como identificar e saber até que ponto pode ser normal?

 

Bem, em primeiro lugar, temos que saber identificar quais os sinais de irregularidade. São eles: menstruação com duração superior a oito dias, intervalo maior que 35 dias ou menor que 25, perda sanguínea intensa (capaz de encharcar mais de três absorventes por dia). E ainda variações dessas características: em um mês o fluxo dura dois dias, no outro cinco; às vezes, é intenso, outras não.

 

Quando o ciclo é irregular, isso pode acontecer devido a algumas causas. Uma delas são as alterações hormonais decorrentes de ovários policísticos, a disfunção da tireoide e obesidade, além de problemas no útero, como miomas, endometriose e pólipos. O fator emocional e o estresse também podem influenciar e deixar uma menstruação irregular, assim como DIU, dietas rígidas, desnutrição e atividade física em excesso.

 

O importante é ficar de olho e consultar o seu médico para avaliar junto a ele o motivo e o que fazer. A hora de procurar um médico é sempre que as alterações persistirem por mais de dois ciclos, se as cólicas forem intensas e persistirem depois dos 20 anos, quando é natural que ela diminua.

 



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR