O que pode dificultar a gravidez

Existem muitos mitos sobre costumes e fatos que podem dificultar na hora de engravidar. Um deles, que até já falamos na coluna é o de tomar pílula por muitos anos. Porém, alguns são verdadeiros e se você está pensando em ter um filho, vale a pena ficar atenta a alguns detalhes.

 

Estresse: O desequilíbrio altera a produção hormonal que, por sua vez, intervém no processo ovulatório. Trabalhos mostram que casais em tratamento de fertilização in vitro, cujos níveis de estresse são altos, tiveram mais dificuldade para conseguir engravidar.

 

Ciclos irregulares: Isso, normalmente, é consequência de alterações hormonais que, muitas vezes, levam à não ovulação. A irregularidade dos ciclos é responsável por até 30% dos casos de insucesso. Uma das principais causas do aborrecimento é a síndrome dos ovários policísticos que, como diz o nome, é causada por uma série de cistos bem pequenos.

 

Idade: Também já falamos sobre isso. A reserva ovariana começa a diminuir com a idade. O declínio se inicia a partir dos 28 anos, mas se intensifica aos 35,

 

Endometriose: Essa doença representa quase metade dos casos complicados de infertilidade. A endometriose acontece quando células da camada interna do útero que deveriam ser descartadas pela menstruação voltam para a cavidade abdominal, aderindo aos órgãos. 

 

Beber e fumar: O tabagismo é responsável pela diminuição da reserva folicular, o que dificulta o início da gestação. Já a bebida causa alterações das enzimas hepáticas e, com isso, altera o metabolismo dos hormônios envolvidos no processo ovulatório. 

 

Obesidade: As células gordurosas produzem hormônios que interferem no ciclo, dificultando a ovulação.

 



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR