Mioma pode causar anemia

A anemia é um transtorno bastante comum. É causada pela deficiência de ferro no organismo e provoca fraqueza, desânimo, falta de atenção, queda de cabelo e também prejudica a memória, o aprendizado e o desenvolvimento. Porém, a causa desse problema nem sempre é a alimentação e pode ser ligada à ginecologia.

 

Uma das possíveis causas da anemia são os miomas que aumentam o fluxo menstrual e há perda intensa de sangue, podendo levar à carência ou ausência de ferro no organismo. Nesse caso, a histerectomia, cirurgia de remoção do útero, pode resolver o problema já que consegue retirar esses miomas.

 

Para quem não sabe, os miomas (também conhecidos por fibromas ou leiomiomas) são tumores sólidos benignos formados por tecido muscular. 

 

Existem também outras técnicas que retiram apenas a parte superior do útero e mantém o colo, porém, cada caso deve ser avaliado com o seu medico.

 

Se for diagnosticada a anemia e descoberta sua causa, o médico pode orientar o tratamento da melhor maneira, com a ajuda também de nutricionista que pode passar a suplementação de ferro para o paciente seguir corretamente. Fora isso, a alimentação também pode ajudar com a ingestão de carnes, como fígado, vegetais, frutas, brócolis, espinafre, couve, rúcula, limão e laranja.

 



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR