Enjoos na gravidez

A principal característica do primeiro trimestre de gravidez e o que leva muitas mulheres a desconfiar da gestação são os enjoos. Muito comuns, não seguem muito um padrão, podem acontecer a qualquer hora do dia. Geralmente aparece nos três primeiros meses, mas algumas mulheres passam a gestação inteira com eles. Já outras relatam não ter em nenhum momento. E ainda há gestantes acometidas de forma tão intensa por enjoos e vômitos que chegam a perder peso. A boa notícia é que não afetam a saúde da grávida e nem sua capacidade de levar adiante a gestação. 

 

As causas dos enjoos ainda não são bem claras. O que se sabe é que o hormônio progesterona desacelera os movimentos gastrointestinais, de modo que a comida permanece no estômago por mais tempo e se move lentamente pelo sistema digestório materno. 

 

O hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) também exerce algum papel, pois as gestações com altos níveis de hCG, como a de gêmeos, provocam muito enjoo. Mas não existe relação consistente entre dado nível de hCG e enjoo. 

 

A mensagem que fica é: não se preocupe se você sentir muito enjoo. Existem ainda alguns truques alimentares. Os enjoos pioram quando o estômago está vazio e cedem quando você insiste em comer pequenas porções de carboidratos leves ao longo do dia, como macarrão e arroz sem temperos fortes, batata cozida e bolacha de água e sal.

 



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR