Menarca x contracepção

 A menarca é a primeira menstruação da menina, que ocorre em média, no Brasil, aos 12 anos. Além de ser o evento central da puberdade feminina, a menarca sinaliza a possibilidade de fertilidade. E, portanto, surge o dilema: usar ou não métodos contraceptivos nesta fase?

Bem, apesar de ter uma média, as garotas experimentam a menarca em idades variadas e que são influenciadas pela biologia feminina, assim como por fatores genéticos e ambientais, especialmente os nutricionais. 

Embora não seja uma fertilidade grande nos primeiros anos, há alguns fatores para serem considerados para a decisão de usar ou não o método contraceptivo. Se a menina já tiver relação sexual, o anticoncepcional deve já ser recomendado.

Outros fatores que influenciam são sangramentos intensos ou muita cólica. O uso de anticoncepcional nesses casos é associado para a diminuição desses sintomas. 

Porém, caso não haja nenhum desses três fatores, o ideal é esperar até dois anos para começar a tomar o medicamento, para não interferir na maturação do sistema reprodutivo. Isso porque o processo ovulatório demora um pouco para se estabelecer por completo.

Portanto, para essa avaliação, o ideal é ter uma boa conversa com o médico ginecologista. Atualmente, existem pílulas com baixas dosagens hormonais e que não causam transtornos. Basta uma boa avaliação.



  By - Maria Letícia Fagundes      29/04/2015
 VOLTAR